Esse é um projeto da Pastoral da Criança, em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que tem como objetivo da campanha é orientar os gestores municipais de saúde, e principalmente a sociedade, sobre a necessidade de ministrar a primeira dose de antibiótico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) logo após a consulta, em especial nos casos de crianças com suspeita de pneumonia.
Onde a primeira dose de antibiótico dada logo após a consulta, ainda no posto de saúde, poderia evitar uma parte significativa das cerca de 4 mil mortes anuais por infecções respiratórias entre crianças menores de 5 anos no Brasil, registradas no Ministério da Saúde.
A Pastoral da criança da Paroquia de São Gonçalo realizou o evento com inicio da missa as 8:00 h da maanha celebrada pelo Pe. Geová Mendes logo depois ao termino da missa foi iniciada palestras com as maes acompanhada pela a Pastoral da Criança e da comunidade.
Palestras com a Enfermeira Celina e lideres da Pastoral com a participação de Ir. Léticia Dias.
Tivemos tambem a participação das nossas crianças que enquanto as mamaes estavam sendo informadas pela campanha elas estavam se divertindo na Praça com bricadeiras e pinturas.
" Quanto mais cedo começar o tratamento, mais fácil é a cura" é a mensagem da campanha que marca, segundo Nelson Arns Neumann, o início de uma grande mobilização da sociedade, com voluntários e articuladores da pastoral nos conselhos municipais de saúde de todo o país.
Andreia Moura ( PASCOM)
